A Vitória. (MH)

Capítulo 9
 
     De fato é mesmo uma coisa muito estranha. Quando estamos vivendo nossas vidas da maneira tradicional, como estamos acostumamos a viver normalmente, enfrentamos problemas e dificuldades diariamente e achamos que a vida é assim mesmo, que as coisas são dessa maneira e nem mesmo cogitamos a existência ou a busca a Deus. Você já parou para avaliar isso em seu dia a dia? Já percebeu que vivemos nossas vidas sem nem mesmo nos lembrarmos de que um dia existiu aqui na Terra um homem que foi humilhado, torturado e crucificado pelos outros homens, porém, que era um ser humano incrível e maravilhoso. Realizava milagres, pregava uma palavra de salvação e libertação a todos, da verdadeira comunhão do homem com Deus como um Pai Bondoso, Amoroso e Pródigo. Que ajudou e tem ajudado muitos a saírem de uma vida verdadeiramente desesperadora e que nos ensinou que devemos Amar o Nosso Próximo.
     A verdade é que vivemos nossas vidas sem nem mesmo nos lembrarmos disso. Enfrentamos sofrimento, dor, solidão, problemas, dificuldades, doenças, pobreza, calamidades, sem nos darmos conta de que há um Deus no Céu e que se buscarmos esse Deus todas as suas promessas que foram trazidas a nós por Seu Filho farão parte de nossas vidas. Porque que será isso? Porque será que o homem prefere sofrer do que ter a humildade de buscar a Deus e de permitir que Ele nos ensine a viver? Pois claramente podemos ver que não estamos sabendo viver nossas vidas. Ao invés de amarmos o nosso próximo, preferimos fazer de tudo para destruí-lo. Matando, roubando, enganando, trapaceando, fazendo fofocas a seu respeito, falando mal da vida dos outros, xingando nossos vizinhos e as pessoas no trânsito, etc, etc, etc.
     Não me refiro a todos nós de maneira generalizada, mas tenhamos a humildade e a lucidez de enxergar que cada um de nós possui as suas falhas. Eu mesmo possuía muitas e prejudiquei muitas pessoas, cometi muito erros. Por isso mesmo sofri tanto em minha vida, tudo fruto de meus pecados, falhas e atitudes cometidas sem sabedoria e sem nem mesmo enxergar que prejudicava as pessoas. Não fazia por mal, pois assim aprendi de todos que viviam ao meu redor, pois quando somos crianças aprendemos aquilo tudo o que temos como exemplo em nossas vidas; como é descrito no filme Matrix. Ainda possuo muitas falhas, mas agradeço a Deus por estar abrindo os meus olhos para todas elas e me ajudando a consertá-las.
     Estava outro dia vendo um programa na televisão aonde via as pessoas sofrendo uma série de coisas simplesmente por não saberem exatamente o que deveriam fazer em suas vidas. Vemos vidas, lares, relacionamentos, destruídos por não haver tolerância entre as pessoas. Eu mesmo tive muitos relacionamentos destruídos em minha vida por não saber como viver, como tratar as pessoas ao meu redor. Vemos ao redor do Mundo calamidades como tsunamis, furacões, terremotos e tantas outras coisas que promovem verdadeiras tragédias na vida de países inteiros e na vida das pessoas, que poderiam ser resolvidas de maneira muito simples. Se as pessoas se conscientizassem da necessidade do ser humano em buscar a Deus.
     Tomem por exemplo toda aquela dificuldade que se encontra nas diversas regiões do Brasil, aonde alguns vivem situações de verdadeiro sofrimento, seja pela ação da seca ou pela ação de enchentes. Em outras localidades é pela ação da violência, da criminalidade ou das drogas, aonde vemos famílias inteiras sendo destruídas por tudo isso, sem nem mesmo se conscientizarem de que toda essa dor e sofrimento pode ser resolvido e eliminado com um gesto simples. Buscar a Deus.
     Mas Rogerio será que você não está fora da realidade? Como é que Deus pode resolver algo tão sério como epidemias, doenças, a violência, as drogas, uma seca ou enchente, um tsunami, um vulcão, um furacão ou um terremoto? O que Ele poderia fazer em relação a tudo isso?
     Muitas coisas em nossas vidas que nos acontecem, nós não entendemos o porque daquilo naquele momento, e muitas vezes acabamos reclamando de tais situações sem saber o propósito de cada uma delas. No filme Matrix por exemplo há uma parte em que se diz que tudo na vida existe com um propósito, que existe uma razão para todas as coisas que nos acontecem ao longo de nossas vidas, que nada é por acaso, e trabalhando nesta empresa eu pude aprender que de fato isso é verdade.
Rogerio, será que você não está exagerando? 
     No livro Conversando com Deus e no livro O Segredo diz-se que tudo aquilo o que nos acontece diariamente é de nossa responsabilidade, que nós atraímos ou criamos todas as situações de nossas vidas, seja diretamente por nossas obras, seja por meio de nossa Fé ou simplesmente por deixar que a situação tome conta de nós.
Rogerio, será que você não está exagerando?
     Trabalhando nessa empresa eu pude aprender muitas coisas que nem mesmo eu sabia existir. Uma delas é a de que o ser humano não tem limites em suas atitudes para tentar destruir a vida do outro. E a outra é a de que não existem limites para Os Poderes de Deus.
Mas Rogerio, será que você não está exagerando!?
     Escrevi essa frase várias vezes com a intenção de chamar a sua atenção, pois eu não estou exagerando. Nem mesmo meu pai e meu irmão sabem ou conhecem isso tudo o que vou dizer agora, pois eu não relatei isso a eles. Ao contrário, contei com a ajuda de Deus para solucionar tudo sem levar esses aborrecimentos desnecessários a eles. Mas a verdade é de que desde que comecei a trabalhar nesta empresa e tentar mudar as coisas para que fossem melhor para todos, tudo o que vocês podem imaginar foi feito para tentar me destruir ou destruir a empresa e meus planos para que ela fosse melhor. As únicas coisas que não foram feitas foram tentar me matar ou agredir fisicamente, talvez por Deus não ter permitido isso.
     Sabotagens, fofocas, calúnias, mentiras, omissão de informações importantes, agressões verbais e ofensas diretamente a mim e pelas minhas costas, roubo de utensílios, desrespeito por mim e por minhas coisas, etc. Mas em tudo isso foi muito bom que acontecesse, pois todo esse sofrimento me deu muita força para que eu pudesse buscar a Deus e provar que aquilo o que Jesus falou de fato é realidade. Jesus disse que: “Não existem limites para os poderes de Deus, que tudo é possível.”
     Pois eu pude comprovar de fato que isso é mesmo verdade, pois em tudo isso o que aconteceu, Deus me livrou de todas elas. Pois sempre que algo acontecia, apesar de minha decepção e descontentamento, eu continuava firme, buscando a Deus, indo na igreja e sendo fiel a ele e na prática do bem. Pois acreditem que Ele foi me ajudando, resolvendo e eliminando cada uma das tentativas de tentar me destruir, seja a minha vida ou a empresa em que trabalho. Diferentemente da época em que eu não O buscava e que foi relatado anteriormente, aonde eu cheguei no fundo do poço, sem nem mesmo ter dinheiro para comer.
     Somente para se ter uma idéia de que eu de fato não estou exagerando. Existia na empresa um rapaz que simplesmente não suportava a minha presença e tudo ele fazia para me desrespeitar. Mexia nas minhas coisas, sentava na minha mesa para almoçar, desacatava as minhas ordens, ficava fazendo fofocas e espalhando mentiras a meu respeito, desrespeitava todos os seus colegas de trabalho, ficava criando uma série de confusões dentro da empresa e com os vizinhos, etc. Mantê-lo trabalhando por lá era simplesmente insustentável. Havia outro rapaz que também criava uma série e confusões dentro da empresa, sendo que certa vez chegou a sair no tapa com outro funcionário. Em outra ocasião esse mesmo rapaz chegou a quase enfiar o dedo na minha cara me acusando de ter roubado um rádio que havíamos comprado todos juntos para que pudéssemos ouvir música na hora do expediente. Me acusando, gritando e desrespeitando diante de todos. Em tudo isso eu fui suportando e me mantendo fiel a Deus e a prática do bem, orando e buscando soluções junto a Ele; e todos foram sendo afastados e substituídos por pessoas que verdadeiramente tinham e têm respeito por mim e pela empresa. 
     Em outra oportunidade em que vínhamos trabalhando em dias que estava muito calor e eu estava cansado daquela situação, comecei a orar a Deus para que ele amenizasse aquele clima que estava quase insuportável. No início nada estava resolvendo, mas senti em meu coração que deveria insistir e insisti, e ao terceiro dia, os dias começaram a ficar estranhos. Pois quando amanhecia e ao longo de todo o dia, parecia que estava tudo encoberto por uma névoa quente e úmida, aonde não fazia calor e nem frio, era um clima agradável de se trabalhar e viver.
     Outra vez, quando estavam acontecendo aquelas chuvas torrenciais, no meio de uma dessas tempestades estava preocupado, pois na parte de trás de minha casa havia um barranco que a poucos dias atrás havia deslizado um pouco, e pedi a Deus que fizesse aquela chuva se amenizar para que isso não voltasse a acontecer e na mesma hora a chuva se acalmou.
     Certa vez também estava acontecendo na rua da empresa aonde eu trabalho uma série de assaltos e roubos, e preocupados começamos a orar pelas manhãs na empresa para que aquilo tivesse um fim e de fato nos dias que se seguiram aqueles incidentes acabaram. Bem como todas as tentativas de impedir o meu sucesso na empresa, da empresa e da minha vida. Pois todas elas foram fracassadas e aquelas pessoas afastadas da empresa. Como relatei acima.
Não, eu não estou exagerando.
     Deus é Poderoso e Fiel para cumprir as orações na vida do homem e da mulher que O buscam e que são fiéis a Ele e à prática do bem. Existe uma palavra na Bíblia em II Crônicas 7:14 que diz: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.” Podemos encontrar também em Deuteronômio 28 uma série de promessas para aquele que busca a Deus e trilha um caminho reto em sua presença.
     Pois é isso o que tenho feito. Depois de sofrer tanta dor e calamidades em minha vida, um dia eu me cansei e fiz aquilo o que Jesus recomendou que fosse feito na Parábola do Filho Pródigo. Aceitei Jesus como O Único e Suficiente Salvador de minha Alma e Voltei para os Braços de Deus e daqui eu não saio mais. E com isso ele tem honrado a mim, as minhas orações e a minha vida. Me deu uma esposa com quem estou aprendendo a ser feliz, tem dado graça e abençoado a minha vida e a empresa em que trabalho, está restituindo os meus sonhos e a minha felicidade e tantas outras coisas.
     Tem concedido a mim até mesmo a capacidade de realizar milagres! Obviamente que não eu, mas Ele, mediante as minhas orações dirigidas e Ele. Pois o homem de si mesmo nada faz, mas Deus o faz através da Fé e das orações do homem que lhe é Fiel e que procura trilhar um caminho reto em Sua Presença. Pois digam a mim se aquilo o que relatei logo acima não são verdadeiramente milagres realizados por Deus através de minha Fé e Orações dirigidas a Ele.
     Até mesmo os meus cachorros que haviam morrido Ele restituiu em minha vida. Pois antes de os dois morrerem (afinal a Bianca também morreu alguns meses depois do Tonny), eles haviam cruzado pela segunda vez como relatei acima, e nove filhotes nasceram, todos saudáveis e perfeitos. Com exceção de uma fêmea que foi a última a nascer e que veio a morrer depois (Mas isso em uma ninhada de filhotes tão grande é perfeitamente normal). E sempre que eu tentava vender um dos filhotes, que era o machinho maior e mais bonito, vinha a mim uma voz em meu coração que dizia: “Esse você não pode vender”; e mesmo sendo o mais bonito as pessoas não queriam ficar com ele e hoje ele está comigo. Parece um touro de tão saudável e bonito, nunca adoece! Apenas quando faz as suas estripulias e come papel ou jornal para chamar a atenção, mas basta dar um remédio para o fígado e fica tudo bem novamente. Bem como uma fêmea de Chow Chow que foi doada a mim e que é a coisa mais linda e carinhosa. Quando fazemos carinho nela e paramos de fazer, ela fica lambendo a nossa mão para retribuir o carinho e pedindo mais. Agora a minha esposa, que é a moça que conheci na empresa, está grávida de uma menininha que encomendamos e já entregamos nas mãos de Deus, para que seja uma criança abençoada.
     Porém tudo isso tem acontecido em minha vida depois da minha mudança de atitude em relação às coisas. Depois de eu me conscientizar de que não sabia viver a minha vida e de entregá-la a Deus para que Ele me transformasse. Me ensinando a viver e me libertando de meus pecados que tanto me faziam sofrer, bem como aos que estavam ao meu redor. E assim Ele tem transformado a mim e a minha vida, restituindo os meus sonhos, anseios e necessidades e a minha comunhão com Ele. Concedendo a mim honra e graça, bem como dons e a capacidade de até mesmo realizar milagres semelhantes aos que Jesus, Moisés e tantos outros homens mostraram a nós. Mediante as minhas orações entregues a Ele, aonde quem realiza os milagres é Deus, eu apenas vejo a necessidade e entrego minhas orações.
     Existe um ditado popular que diz: “Se conselhos fossem bons não se dava, vendia.” Mas eu aprendi que conselhos são bons sim, principalmente quando são para nos ajudar.
     Se você sente, assim como eu senti um dia, que a sua vida está fugindo ao seu controle, que o rumo que ela tem tomado não é aquele que você sonhou para si um dia, faça como eu fiz; Busque a Deus e Seu Filho Jesus. Entregue sua vida a Eles, verdadeiramente; para que façam uma transformação, assim como estão fazendo em minha vida. Para que os seus sonhos, anseios, necessidades e felicidade voltem a fazer parte de sua vida. Assim como está voltando a fazer parte da minha vida.
     Mas lembrem-se que isso é uma troca, uma confiança, aonde nós entregamos nossas vidas, sonhos, anseios e necessidades a Ele e precisamos ouvir as suas palavras, orientações, ensinamentos, direção. Existe um versículo na Bíblia que é muito interessante e fala exatamente disso. Ele diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais ele fará.” (Salmos 37:5)
     Todas essas tragédias, calamidades, violência, sofrimento, dor, desorientação, enfermidades, podem ser modificadas. Mesmo que os outros não queiram, você pode e é capaz disso. Existe um versículo Bíblico em Provérbios 9:6 que diz: “Deixai os insensatos e vivei; andai pelo caminho do entendimento." Assim Deus abençoará a sua vida também, como tem abençoado a minha e de muitas outras pessoas que O Buscam diariamente. Afinal existem milhares de histórias semelhantes à minha de pessoas que se cansaram do sofrimento em suas vidas e que depois de começarem a buscar a Deus, passaram por verdadeiras transformações; em suas vidas, em suas famílias, em sua saúde, em seus empregos, em suas empresas, etc. Pois aonde houver um problema ou necessidade a serem resolvidos, Deus se fará presente; se você buscar a Ele com, humildade, sinceridade, fidelidade e respeito, para lhe ajudar a solucionar.
     Espero ainda, com toda a sinceridade de meu coração, que a sua vida seja ainda mais abençoada do que tenho sido em minha vida. Desejo de todo o coração, e sinceramente oro a Deus por isso, que toda essa minha experiência de vida relatada de maneira breve aqui a todos, possa ajudar a restituir em sua vida todos os sonhos e objetivos que um dia fizeram parte dela e que foram tirados de você pelas situações do dia a dia que muitas vezes fogem ao nosso controle e que nos levam a caminhar em direções que nunca desejamos seguir.
     Afirmo por experiência própria que a vida do homem (quando falo homem me refiro ao ser humano em si, homem e mulher) pode e deve ser verdadeiramente abençoada. Como aquilo tudo o que é descrito em Gênesis até o final do Capítulo 2, aonde é descrito a vida do homem e da mulher quando em comunhão com Deus e verdadeiramente abençoada. E digo mais! Que isso pode e deve acontecer aqui e agora, pois essa é a vontade de Deus em nossas vidas. Pois ao longo de toda a Bíblia, ao longo da história, sempre que vamos às igrejas evangélicas participar dos cultos e nas palavras de Jesus, se pode ver que verdadeiramente a vontade de Deus para nós é de que o melhor se faça presente em nossas vidas. Cabe a nós a escolha.
     Acredito, por aquilo tudo o que tenho aprendido e pela lógica natural das coisas, que esse Mundo em que vivemos aqui continua sendo, e é, o mesmo Mundo criado por Deus e que está descrito no início do mesmo Capítulo de Gênesis, aonde diz que ele foi criado de maneira abençoada e para ser o lar abençoado do ser humano. O problema está naquilo o que temos feito de nossas vidas e do Mundo em que vivemos.
     Mas ainda há tempo, ainda há como revertermos todos os erros que temos cometido. Porém não sozinhos; mas voltando a ter comunhão com Deus, um relacionamento sincero com Deus, uma confiança em Deus; como é descrito em Gênesis quando se descreve o relacionamento de Deus com Adão e Eva. A diferença entre nós e eles é que eles não tinham pecados antes de sua queda e nós os temos. Então, pela reflexão, pela lógica e pela associação natural das idéias, se nos libertarmos de nossos pecados voltaremos a ter a comunhão com Deus como é descrito no princípio de Gênesis e voltaremos a ter uma vida abençoada e cheia de promessas. Para isso basta apenas então buscarmos a Deus e orar a Ele para que nos liberte de nossas falhas e pecados. Certo? Acredito sinceramente que sim. Pois isso tenho feito e tem dado certo em minha vida; e se seguirmos uma linha de raciocínio lógica e clara podemos todos chegar a essa mesma conclusão. Pois isso disse Jesus quando falou: “Buscai primeiramente o Reino de Deus e a Sua justiça; e tudo mais vos será acrescentado.” O mesmo dizia Ele Quando ensinou a nós a Oração Dominical, aonde dizia: “Venha a nós o Teu Reino; Seja feita a Tua vontade ... o pão nosso de cada dia dai-nos hoje...”. O que posso compreender é que através desta oração ensinada a nós por Jesus, estamos clamando a Deus para que nos ensine tudo aquilo o que necessitamos aprender para mudar o nosso caráter. Aonde Ele diz sobre o pão nosso, acredito que significa o ensinamento espiritual (além do sustento material), para que o Reino de Deus, ou seja, um paraíso verdadeiramente abençoado que era a forma original da Terra quando criada por Deus, se faça presente em nossas vidas.
     Afinal, não é isso o que está descrito no Livro de Jó? Pois Jó, depois de ter sido transformado, testado e aprovado por Deus, passou a viver uma vida verdadeiramente abençoada, sendo-lhe restituído tudo aquilo o que lhe foi tirado, e muito mais.
     O que você tem escolhido e o que escolherá em sua vida daqui por diante? Lembrem-se também de que o esforço e a persistência são a chave da vitória, pois sem isso não conseguimos alcançar nossos objetivos.
     Muitas vezes não recebemos diretamente daqueles a quem ajudamos a retribuição daquilo o que fazemos, pois a maioria dessas histórias que relatei acima aonde as pessoas me odiavam e tentavam prejudicar-me, jamais fiz nada a elas para que me tratassem dessa maneira. Mas sempre procurei ajudar a todos e orar por todas elas da melhor maneira que era possível a mim. Muitas dessas agressões foram gratuitas e descabidas, mas como relatei anteriormente cometi muitos erros em minha vida e quando erramos sofremos as consequências de nossos erros, que podem não vir a nós imediatamente, mas precisamos consertar e prestar conta de todos eles.
     Porém tais pessoas nunca foram capazes de retribuir ou chegar a mim para agradecer por tudo aquilo o que fiz por elas. Mas nada daquilo o que fiz foi feito esperando algo em troca, pelo contrário, fiz por amor ao ser humano, que via estar claramente perdido em suas atitudes. Como Jesus disse: “Pai, perdoa-os; pois eles não sabem o que fazem.” Com isso a retribuição veio a mim de Deus, através de outras pessoas e através de muitas oportunidades. Por isso digo que jamais devemos fazer alguma coisa esperando algo em troca. Pois se assim o fizermos, estaremos agindo por interesse e não por amor sincero e verdadeiro.
     Não pensem também que nessa minha busca a Deus e nesse meu caminho, todos os livramentos foram um mar de rosas e que sempre me mantive calmo diante de todas as dificuldades. Tive sim muitos tropeços e atitudes erradas que foram cometidas por mim. Muitas vezes pensei em desistir e jogar tudo para o alto, mas Deus não permitiu; pois Ele sabe que as coisas são assim mesmo. Difíceis, porém não impossíveis; e a vitória está valendo a pena tudo aquilo o que passei. Se tivesse que fazer tudo novamente, faria; pois os resultados compensam o esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário