O Sermão do Monte. As Bem-Aventuranças. (PS)

Domingo, 04 de Março de 2012.

A Palavra da Semana. 

 

O Sermão do Monte. 

As Bem-Aventuranças.


            Mateus 5

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo;
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.


      Essa é uma Passagem bastante conhecida da Bíblia, aonde Jesus descreve a nós uma série de Bem-Aventuranças para aqueles que se comprometem em se esforçar, adquirindo todas essas qualidades e virtudes.
     Porém, lendo novamente esse Capítulo tendo-se em mente as duas frases que estão descritas logo abaixo, ele passa a ter um significado ou sentido um pouco diferenciado. Não somente a título de curiosidade, mas como uma reflexão para cada um de nós.
  
Qual o Objetivo de Nossas Vidas?
Aonde Queremos Chegar e Estar?
       
Tudo na vida é uma questão de esforço e compromisso! 
Se queremos ser médicos, precisamos estudar e fazer uma faculdade de medicina.
Se queremos passar de ano na escola, precisamos estudar e tirar boas notas nas provas.
Se queremos ser maratonistas, precisamos treinar e correr muito. (Ufa, só de pensar já cansa! É só brincadeira galera.)
Se queremos ter um emprego melhor, precisamos fazer cursos, nos esforçarmos em aprender e sermos um bom profissional.
Se queremos bons amigos, precisamos ser um bom amigo. 
Se queremos ter um bom namorado(a) ou marido ou esposa ao nosso lado, precisamos ser um bom namorado(a) ou um bom marido ou uma boa esposa.

Se queremos ser respeitados e compreendidos, precisamos respeitar e compreender. 

Se queremos ter bons filhos, precisamos ser bons pais e dar a eles uma boa educação; moral e escolar.

Se queremos encontrar Salvação e Deus, precisamos buscar a Ele, ouvir suas palavras e colocá-las em prática em nossas vidas.  
Se queremos ter bons funcionários em nossa empresa, precisamos ser um bom patrão e pagar salários e benefícios justos aos nossos funcionários. 
E assim por diante.
 
      Dependendo do quanto nos esforçarmos, será o tamanho da recompensa que conseguiremos conquistar. Um grande esforço, trará a nós uma grande recompensa; um pequeno esforço trará a nós uma pequena recompensa; nenhum esforço não trará a nós nenhuma recompensa.

Jesus Te Ama. E Quer Te Fazer Feliz!

        Até mesmo a frase escrita acima, precisa de algum esforço para que possa ser realidade em nossas vidas. Precisamos aprender a nos amar e ao nosso próximo também, termos humildade e buscar a Ele, transformar o nosso caráter e deixar para trás todas as nossas atitudes, pensamentos e sentimentos negativos. Pois Ele diz em sua palavra que aquilo tudo o que plantamos, é aquilo o que colhemos. Pois sendo assim, se plantarmos somente sementes positivas, com atitudes, pensamentos e sentimentos positivos, colheremos somente frutos positivos em nossas vidas. Ao contrário, se plantarmos somente sementes negativas, com atitudes, pensamentos e sentimentos negativos, colheremos somente frutos negativos em nossas vidas. Não é exatamente assim que funciona?
       O Mundo está como está, pois as pessoas se esqueceram dessa verdade máxima, e estão vivendo suas vidas de forma dispersa e inconscientes. Porém, se nos esforçarmos para transformar a nós mesmos em tudo aquilo o que precisamos, conseguiremos encontrar Felicidade, Paz, Harmonia e Deus em nossas vidas. Reassumindo a nossa Aliança, Comunhão e Compromisso com o Pai.
       Mas e seu fizer a minha parte e as outras pessoas não fizerem? Não se preocupe, pois Ele também diz na sua palavra que aquele que O busca e que assume um compromisso sincero e verdadeiro com Ele e com a prática do bem, será salvo de todo o mal.
      Em II Cronicas 7:14 diz assim: Se o meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, Eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
       Quando se diz, sararei a sua terra, significa também a sua vida pessoal e as coisas que fazem parte dela e que estão ao seu redor. Se todos, em toda a Terra fizerem o mesmo, então toda a Terra será curada. Falo isso pelas palavras de quem sabe o que diz. Pois Ele, diante do meu compromisso e de tudo aquilo o que tenho feito, está curando todas as coisas em minha vida!

Simplificando!

* Tenha sempre em mente as duas seguintes frases: Qual o objetivo de minha vida? Aonde eu quero chegar e estar?
* O tamanho ou a qualidade de nosso esforço nos faz estar aonde estamos agora. E poderá nos fazer chegar aonde queremos estar. 
* Se desejamos felicidade, respeito, amor, compreensão; devemos dar felicidade, respeito, amor, compreensão.
* Precisamos despertar e nos tornarmos conscientes, reassumindo a direção de nossas vidas e a nossa Aliança, Comunhão e Compromisso com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário