A Viagem II. (MH)

Capítulo 6

     A viagem continuava e depois de cerca de quatro ou cinco meses em que eu estava lá acabamos por conhecer um lugar incrível chamado Jericoacoara. Chegamos à noite quando já estava começando a escurecer, depois de cerca de seis horas de viagem se bem me lembro, e assim que chegamos me encantei pelo lugar; na verdade não me encantei, me apaixonei. Pois ela fica no meio de dunas e mais dunas de areia, sem calçamento nas ruas, com um clima aconchegante e acolhedor de cidade simples, encantadora. Ao final da tarde todos da cidade vão a uma duna enorme na beira da praia, que deve ter uns trinta metros de altura e se sentam lá no alto para ver o por do sol. É algo incrível que não conseguimos explicar com palavras, pois quando você está lá em cima sente uma Paz tão grande vendo o sol se por e é como se aquele sol desaparecendo no mar trouxesse a você a presença de Deus.
     Vocês acham que eu estou exagerando? A minha amiga quando íamos juntos para lá dizia: “ Eu sinto a presença de Deus aqui”. Pois naquele momento eu decidi que era naquele lugar em que eu iria viver. Tudo aquilo era tão incrível, tão mágico, que eu senti que era ali que eu ficaria e cerca de duas semanas depois eu estava me mudando de mala e cuia para Jericoacoara. Entrei em contato com pessoas que moravam ali e encontrei uma casa para alugar. Apesar de eu ter aprendido muitas coisas por lá, infelizmente meus problemas voltariam a aparecer, não a curto prazo mas algum tempo depois daquela minha decisão.
     Lá também pude conhecer muitos lugares incríveis e algumas pessoas com quem pude aprender bastante. Conheci até mesmo um rapaz que era muito interessante, ele era assim como posso dizer, meio exotérico e dizia que tinha se desapegado dos bens materiais, que havia feito um voto de pobreza. Na verdade não sei muito que religião ou linha de raciocínio ele seguia, mas falava muito de coisas exotéricas e as vezes de coisas bíblicas, pois ele falava que esse voto de pobreza que havia feito era baseado naquilo o que Jesus fala sobre se desapegar das coisas materiais para que possamos entrar no Reino dos Céus. Na verdade eu não compreendia muito bem a respeito disso na época, mas o que compreendia era que algo estava errado na linha de raciocínio dele e em muitas coisas que as pessoas falam por aí. Pois um dos maiores sonhos dele, e dizia que um dia iria realizar, era o de ter um Land Rover para levar turistas para passear pela região de Jericoacoara.
     Ele havia feito um voto de pobreza e era obrigado a viver e comer de favor na casa dos outros, pois dizia que essa era a vontade de Deus para nós. Mas tinha em seu coração (e pelo que sei os verdadeiros e sinceros sonhos e anseios de nossos corações vêm diretamente de Deus) o desejo de ter condições materiais para viver com dignidade fazendo algo que lhe agradava e que gostava. Não é estranho? Eu tentava conversar com ele e explicar que as coisas não são daquela maneira mas não adiantava, pois ele também era teimoso e nada do que eu tentava lhe ensinar estava aberto a aprender.
     A maioria de nós infelizmente também age dessa forma, porque será? Temos uma dificuldade enorme em escutar as coisas que as pessoas tentam ensinar a nós, mas não temos dificuldade alguma em falar mais do que devemos ou até mesmo falar aquilo o que não devemos. Muitas vezes magoando, pecando ou prejudicando as pessoas. Qual o resultado disso? Sofrimento! Pois sempre que não nos abrimos para coisas novas e não estamos dispostos a aprender aquilo o que precisamos aprender, para modificar nossas atitudes, sentimentos e pensamentos e sermos felizes, acabamos girando, girando, girando, no mesmo lugar. Como um pião que anda, anda, anda, de um lado para o outro, mas não chega a lugar algum.
     Tome o exemplo daquele homem. Se ele se abrisse para ouvir e aprender a verdade de que aquilo o que Jesus nos ensinou com a parábola era: Que devemos nos desapegar das coisas materiais, pois aonde está o nosso coração ali estará o nosso tesouro, e se não nos desapegarmos delas, vivendo sempre agarrados a todos os bens materiais como se eles fossem a nossa balsa de salvação, nunca poderemos encontrar a verdadeira fonte de salvação, felicidade e bençãos em nossas vidas, que é Deus e Seu Filho Jesus. Pelo menos é isso o que compreendo; e foi isso o que aprendi em relação a esse ensinamento. Pois se pararmos para refletir: Como é que podemos nos desfazer de todos os bens materiais e não termos, alimento para comer, casa para morar, meios de transporte para nos locomover, roupas para vestir e etc? A vida seria um caos se fosse dessa maneira. Não seria?
     O resultado? Aquele homem estava triste e infeliz, sem conhecer a verdade. Pois sempre que conversávamos com ele notávamos uma angústia por detrás de toda aquela confiança de quem sabia o que estava falando. Quando dizia e que aquilo tudo o que ele vivia era a vontade de Deus para cada um de nós.
     O que verdadeiramente acredito que seja a vontade de Deus para cada um de nós é aquilo o que tenho aprendido Dele quando Jesus diz: “Buscai primeiramente o Reino de Deus e a sua justiça; e todas as demais coisas vos serão acrescentadas.” e “Eu vim para que tenham vida, e vida com abundância.” A bem da verdade era que aquele homem sofria por não se abrir para aprender e conhecer a verdade. Também por não ter a humildade de compreender e aceitar que ele não conhece tudo. E por não ter essa humildade, de não buscar Aquele que conhece todas as coisas, Deus e Seu Filho Jesus.
Porque será que o homem é tão teimoso e não aceita ajuda dos outros?
     Porque preferimos sofrer por anos e anos seguidos, vivendo na ignorância, desconhecendo a verdade e sendo infelizes por toda uma vida na maioria das vezes? Pois aquilo o que achamos que é a felicidade em nossas vidas não passa nem mesmo perto da verdadeira felicidade que encontramos quando buscamos Deus, e quando nos abrimos para ouvir, aprender e praticar o que Ele tem a nos ensinar. Falo isso como alguém que sofreu bastante do que há para se sofrer. E mesmo com todo esse sofrimento, eu achava que era feliz.
     Porém hoje estou apenas começando a encontrar a verdadeira felicidade, que somente têm chegado a mim depois que passei a buscar A Deus. Pois Ele tem me ensinado o caminho, a verdade e a vida, como Ele mesmo disse, em Jesus. Tem me dado a direção, os ensinamentos, a sabedoria. Tem me ajuda a transformar o meu caráter e deixar para trás todos os sentimentos, pensamentos e comportamentos que somente prejudicavam a mim e a todos que estavam ao meu redor. Tem cuidado de mim, me protegido, guiado, orientado, ajudado. Quer coisa melhor do que ter tudo isso do Ser mais Iluminado, Abençoado, Maravilhoso e Poderoso de todo o Universo. Que é capaz de tudo, do possível e do impossível!
     Hoje percebo que era exatamente isso o que eu queria e buscava a minha vida inteira; apenas não sabia isso. Sei também que era isso o que Ele queria para mim. Que é o mesmo o que Ele deseja para todos nós, seus filhos. Se aquele rapaz se abrisse para o mesmo que eu me abri, depois de tanto sofrimento e cansaço em minha vida, estaria encontrando a mesma e verdadeira felicidade que estou começando a encontrar. Se você se abrir para o mesmo que eu tenho me aberto em minha vida e começar a buscar o verdadeiro Deus, com sinceridade, vontade e paixão em seu coração, da mesma forma como tenho feito, encontrará a mesma felicidade que estou começando a encontrar.
     Você duvida? Trabalho em uma empresa que estava quase falindo por não ter dinheiro para pagar suas contas. Hoje, depois de nossas Orações, Persistência, Fé, Fidelidade e Sinceridade com Deus, estamos funcionando e indo muito bem.
     Mas não faça por interesse, faça com sinceridade, com pureza de coração, com intenção sincera e verdadeira. Busque e se aproxime de um Ser Maravilhoso e Digno, que tudo o que deseja é lhe ajudar; e ajudar a ser feliz. Encontrando em sua vida salvação, libertação, vida verdadeira e vida com abundância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário