O Vaso do Oleiro. (PS)

Terça-feira, 24 de Abril de 2012.


A Palavra da Semana.

O vaso do oleiro.

                    Jeremias 18
Palavra do Senhor que veio a Jeremias, dizendo:
2. Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.
3. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas.
4. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.
5. Então, veio a mim a palavra do Senhor:
6. Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? - diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
7. No momento em que eu falar a cerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir,
8. se a tal nação se converter da maldade contra a qual eu falei, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
9. E, no momento em que eu falar acerca de uma nação ou reino, para o edificar e plantar,
10. se ele fizer o que é mal perante mim e não der ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que houvera dito lhe faria.
11. Ora, pois, fala agora aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Eis que estou forjando mal e formo um plano contra vós outros; convertei-vos, pois, agora, cada um do seu mau proceder e emendai os vossos caminhos e as vossas ações.
12. Mas eles dizem: Não há esperança, porque andaremos consoante os nossos projetos, e cada um fará segundo a dureza do seu coração...

         Na maioria das vezes, temos a tendência de seguir nossas vidas pelos caminhos que achamos melhor e mais conveniente para nós. Achamos que conhecemos todos os caminhos e fazemos as coisas conforme aquilo o que acreditamos. Aprendemos de nossos pais, vizinhos, amigos, conhecidos, colegas, aquilo tudo o que eles aprenderam daqueles que passaram por suas vidas no passado, e achamos que essa é a coisa certa a ser feita. Não pedimos e não aceitamos os ensinamentos, conselhos, opiniões, orientações, de ninguém que pareça saber mais do que nós.

        Porém, de repente, nos vemos em situações que não desejávamos estar. Sofrendo as consequências de nossos próprios atos; mas não conseguimos enxergar isso. Achamos que a vida está sendo injusta conosco, que estamos sendo vítima das situações, acreditando que o Universo é um lugar injusto e que Deus se esqueceu de nós.  
    Será que não fomos nós que nos esquecemos de buscar, aprender e praticar a verdade? Será que não fomos nós que nos esquecemos de examinar as escrituras e os ensinamentos nos quais deveríamos basear nossas vidas e nossas atitudes?
       Deus, sempre quer e procura fazer o melhor para todos nós. Porém, acredito que por nossas próprias experiências e falta de confiança por tudo aquilo o que vemos diariamente ao nosso redor, não acreditamos e não confiamos que se entregarmos nossas vidas, nossos caminhos e a nossa felicidade a Ele, conseguiremos encontrar o melhor em nossas vidas. Acreditamos, erroneamente, que se entregarmos nossas vidas a Deus, Ele fará com que nos afastemos de tudo aquilo o que nos proporciona bem estar e felicidade.  

   
     Não posso falar pelos outros, mas posso falar por mim; e por tudo aquilo o que tenho visto daqueles a quem conheço e que verdadeiramente fizeram o mesmo que eu.
        A algum tempo atrás, entreguei meus caminhos e minha vida a Deus, pedindo que assim como o oleiro molda o barro, transformando-o em um vaso útil, Ele fizesse comigo e com a minha vida da mesma forma. Que retirasse de mim tudo aquilo o que me fazia infeliz e que colocasse em minha vida as coisas que me faziam e fazem feliz.
      Pois saiba que nem mesmo eu imaginava que a minha vida poderia ser da forma como é atualmente. Sei que ainda há muito o que ser melhorado e transformado; mas aquilo o que sou e vivo hoje, é mil vezes melhor do que eu era e vivia no passado. Hoje, os meus sonhos, a minha salvação e a minha felicidade, começaram a se fazer presentes em minha vida. Toda aquela depressão, angústia, dor, sofrimento, desorientação, enfermidades constantes, etc, que geralmente fazem parte de nossas vidas diariamente e que achamos ser normal, não fazem mais parte de minha vida; e se tivesse que escolher novamente, faria tudo outra vez, sem nem mesmo parar para pensar. E hoje me pergunto:   
Porque eu demorei tanto tempo para fazer isso?
                                                                                                            Amém ?!

Simplificando! 
* Não devemos fazer as coisas por nós mesmos, achando que sabemos muito bem o que estamos fazendo e que não precisamos da ajuda de ninguém que possa saber mais do que nós. 
* Precisamos pacificar, aquebrantar, apaziguar os nossos corações; entregando nossas vidas, nossos caminhos, nosso ser a Deus e pedir que Ele nos transforme, nos oriente, nos guie. Transformando-nos e retirando de nós tudo aquilo o que não nos traz felicidade.
* Devemos ter Deus como o nosso Pai e melhor amigo; pedindo que Ele se faça presente conosco todos os dias de nossas vidas. Nos ensinando, orientando, abençoando e ajudando a termos Paz, Harmonia, Salvação e Felicidade em nossas vidas. Dando ouvidos a aquilo tudo o que Ele tem a nos ensinar e orientar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário