A Excelência da Sabedoria. (PS)

Domingo, 18 de Março de 2012.

A Palavra da Semana. 

A Excelência da Sabedoria.


                    Provérbios 2

Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meu mandamentos,
2. Para fazeres atento a sabedoria o teu ouvido e para enclinares o coração ao entendimento,
3. e, se clamares por inteligência e por entendimento alçares a voz,
4. se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares,
5. então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.
6. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.
7. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade,
8. guarda as veredas do juízo e conserva o caminho de seus santos.
9. Então, entenderás justiça, juízo e equidade, todas as boas veredas.
10. Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma.
11. O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará;
12. para te livrar do caminho do mal e do homem que diz coisas perversas;
13. dos que deixam as veredas da retidão,


     Alguma vez você já se encontrou perdido em sua vida, sem saber o que fazer, para onde ir, a quem buscar?

     Existe na vida uma coisa muito importante que se chama sabedoria. Na verdade ela é uma mistura do conhecimento teórico e da prática. Quando aprendemos algo na teoria e colocamos isso em prática, conseguimos adquirir a sabedoria, aprendendo o que precisamos fazer para que em uma próxima oportunidade, aonde enfrentarmos novamente aquela mesma situação ou necessidade, saibamos o que fazer e o façamos bem. 
     Então vamos dizer por exemplo que hoje a nossa mãe inventou de fazer um bolo para nós, como todo amor e carinho. Ela pega a receita, mistura os ingredientes, bate tudo na batedeira ou liquidificador e coloca no forno para assar. Mas que tristeza, o bolo deu errado! Ficou solado e não cresceu.
     Porém, nossa mãe nos ama muito e quer que seus filhos comam um bolo gostoso e bonito feito por ela, e não comprado na padaria mais uma vez. Ela então tenta mais uma vez, procurando modificar as coisas aonde imagina que possa ter errado. Talvez batendo bem todos os ingredientes e deixando o fermento por último, batendo-o na massa somente um pouco no final da mistura.
     Dessa vez o bolo deu certo! Cresceu, ficou bonito e delicioso. Ela está orgulhosa e feliz por seus filhos poderem comer um bolo bonito e gostoso, feito por ela e não comprado na padaria. Agora ela sabe como fazer o bolo e de certa maneira está se tornando sábia na preparação de bolos. Seguindo em frente e persistindo, ficará cada vez mais expert, fazendo-os cada vez mais deliciosos. Falando sério, deu até vontade de comer um bolinho bem gostoso!
     Na vida as coisas funcionam da mesma forma. Precisamos buscar a Deus e conquistar Dele sabedoria, pois existem inúmeras coisas das quais não sabemos. Precisamos aprender a teoria da vida e termos condições de colocar em prática, para que assim como o bolo, nossas vidas possam dar certo também.
     
  
      Um exemplo do que vem a ser sabedoria e que a maioria ou quase a totalidade de nós não conhece e não pratica, é essa:
      Existe um Hino da cantora evangélica Fernanda Brum que diz "A Palavra tem Poder". No Hino ela diz que com nossas palavras podemos abençoar ou amaldiçoar nossas vidas e aos outros. Se proferirmos palavras de bençãos, seremos abençoados. Se proferirmos palavras de maldição seremos amaldiçoados. 
      Essa é uma grande verdade, que nos foi ensinada por Deus e Jesus. Aonde se diz que: "tudo aquilo o que plantarmos, nós colheremos."
* Se você afirmar constantemente que está doente, ficará doente.
* Se afirmar constantemente que seu filho é danado, ele será danado.
* Se afirmar constantemente que a situação do país está grave, que existe uma crise, haverá uma crise.

Porém, se fizermos o contrário:
* Se afirmarmos constantemente que temos saúde e bem estar, teremos saúde e bem estar.
* Se afirmarmos constantemente que nosso filho é obediente e comportado, ele será obediente e comportado.
* Se afirmarmos constantemente que o país está bem, que o mercado está funcionando bem e que não há nenhuma crise, será dessa forma.

Não acredita?! Pois eu posso provar isso.
    A alguns anos, quando o Mundo inteiro entrou em crise, pelas pessoas constantemente afirmarem e acreditarem isso, o nosso Presidente Lula foi às TVs e dava entrevistas dizendo que o Brasil estava bem e que nenhuma crise estava acontecendo. O mesmo foi agora a pouco tempo quando a Presidente Dilma foi as TVs e disse que os brasileiros não deveriam se preocupar com isso e que deveriam consumir normalmente, ignorando tudo mais. Pois nós passamos e estamos passando pelas coisas tranquilamente, enquanto outros países estão sofrendo tragédias financeiras gigantescas, inclusive os EUA, que era um dos países financeiramente mais poderosos de todo o mundo.
    Certa vez também eu ouvi o testemunho de uma irmã da igreja que costumava frequentar. Aonde ela dizia que constantemente afirmava que seus filhos eram danados e bagunçeiros. Quando estava cansada dessa situação, fazendo uma oração a Deus, foi revelada pela palavra que além de Orar a Ele pedindo pela solução dessa dificuldade, deveria afirmar constantemente que seus filhos eram comportados e obedientes. Disse que ao final de cerca de dois meses afirmando isso, seus filhos certo dia foram completamente transformados e passaram a ser verdadeiramente comportados e obedientes, disse que passaram a ser como anjos.

Não é uma coisa misteriosa?!

     Por isso devemos buscar a Deus, ter comunhão com o Pai e orarmos constantemente a Ele para que nos conceda, ou nos ajude a conquistar sabedoria, para que possamos aprender como viver a vida e como ser bem sucedidos, de acordo com a Sua Vontade e os seus planos para cada um de nós. E vocês pensam que eu não faço isso? Essa é a oração que faço diariamente, pedindo que Ele abra a minha mente e conceda a mim Sabedoria, Entendimento e Compreensão; e que Ele me ensine como viver a vida. Para que eu possa viver uma vida feliz e bem sucedida, em comunhão e fidelidade com ele e com os meus irmãos em Cristo.
  
                                                                                                           Amém ?!
Simplificando! 
* Existe muito mais para se saber e aprender do que aquilo o que estamos acostumados a conhecer no dia a dia.
* Para que possamos viver a vida e sermos bem sucedidos, precisamos buscar conhecimento e adquirir sabedoria. Colocando o conhecimento teórico em prática e sendo bem sucedidos, conquistamos sabedoria.
* Precisamos buscar a Deus e termos comunhão com o Pai, orando a Ele para que nos ajude a adquirir o conhecimento e sabedoria certos. Para que possamos ser bem sucedidos e felizes de acordo com a Sua vontade e Seus planos para cada um de nós.
* Ouvir, aprender e colocarmos em prática em nossas vidas tudo aquilo o que Ele nos ensinar; e seguirmos nossas vidas na direção que for dada a nós por Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário