Conhecer a Deus constitui a Glória do homem. (PS)

Domingo, 1 de Abril de 2012. 

A Palavra da Semana.

Conhecer a Deus constitui a Glória do homem.

                    Jeremias 9.23
23. Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria,
nem o forte, na sua força, nem o rico, nas sua riquezas;
24. mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber
que Eu Sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; 

porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.
25. Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que castigarei a todos os
circuncidados juntamente com os incircuncisos:
26. ao Egito, e a Judá, e a Edom, e aos filhos de Amom, e a Moabe, 
e a todos os que cortam os cabelos nas têmporas e habitam no deserto; 
porque todas as nações são incircuncisas, e toda a casa de Israel é 
incircuncisa de coração.

     Muitas vezes temos a tendência de nos exaltar e dizer: Eu fiz isso, eu fiz aquilo, eu sou bom nisto, fiz acontecer tal coisa, etc. 
    Porém, posso falar uma coisa a todos? Sendo bastante sincero e falar a verdade do que de fato acontece?     

         No passado, eu vivia exatamente desta maneira, achava que era o "bonzão" e que tudo o que conquistava era mérito meu; que ninguém mais além de mim mesmo era responsável pelas vitórias que conquistava em minha vida. Chegou uma certa época em minha vida que tudo aquilo o que eu fazia dava errado. Se saía de meu emprego e tentava montar um negócio achando que iria dar certo, acabava dando tudo errado. Planejava uma viagem para ser bem sucedido em um certo lugar, e por algum tempo parecia que iria dar tudo certo, mas então todas as coisas começavam a ir por água abaixo. O dinheiro acabava, os objetivos não se concluíam e as coisas não davam certo. Montava um restaurante com uma sócia em um determinado lugar e depois de certo tempo os problemas voltavam a aparecer. Problemas financeiros, com os empregados, com os sócios, etc; sendo um fracasso novamente. Criava um site para vender produtos pela internet e as coisas não davam certo. Os produtos não vendiam, os clientes não apareciam, a publicidade não funcionava, sendo um completo fracasso. Sempre que tinha um relacionamento, no começo as coisas começavam bem, mas depois de algum tempo tudo acabava desmoronando e desabando. Brigas constantes e desentendimento, ciúmes, atitudes insensatas, etc.
       Chegou uma certa época em minha vida em que eu me perguntava aonde é que eu estava errando. Porque eu fazia tanto e tantas coisas, me esforçava, me matava de trabalhar e de fazer de tudo para que as coisas dessem certo, mas nada funcionava. Ficava em depressão por isso, não entendia porque a vida era dessa maneira! Achava que Deus havia se esquecido de mim, que o Universo conspirava contra mim e que eu talvez fosse uma pessoa amaldiçoada, que o meu destino era sofrer, vivendo uma vida triste e infeliz; para sempre!

Porém a verdade não era essa! 
A verdade não era que Deus havia se esquecido de mim. Eu é quem havia me esquecido Dele!
Mas como assim? Vocês poderiam me perguntar!
É verdade, eu havia me esquecido de Deus!




 * Havia me esquecido de buscar a Ele, de ouvir as suas palavras, praticar os Seus ensinamentos, de me colocar junto a Ele e de colocá-lo presente em minha vida; Havia me esquecido que Deus é parte de minha vida e que eu sou parte de Sua vida. Pois cada um de nós é o templo do Espírito Santo;
* Havia me esquecido de minha comunhão com Ele;
* Havia me esquecido de orar a Ele antes de começar o meu dia;
* Havia me esquecido de agradecer a Ele ao final de meu dia;
* Havia me esquecido que eu não fazia, não faço e jamais farei as coisas sozinho em minha vida;
* Havia me esquecido que sem Deus eu não sou nada, e quem sem mim Ele também sente um vazio em seu coração. Pois sem seus filhos junto a Si, a quem Ele irá Amar, Ensinar, Cuidar, Proteger e até mesmo Repreender quando for necessário? Pois fazemos isso com quem amamos.
* Havia me esquecido de entregar os meus caminhos e a minha vida a Ele.
* Havia me esquecido que Deus é, e sempre deve ser, tudo em minha vida !!

        Porém, quando com a Sua ajuda me lembrei disso tudo e começei a colocar  tudo isso em prática em minha vida, todas as coisas começaram a ser diferentes. Tudo aquilo o que antes era amaldiçoado passou a ser abençoado e agora as coisas começavam a dar certo para mim.
* Meus negócios começaram a prosperar. Hoje trabalho muito menos do que antes e tenho sucesso em tudo aquilo o que faço;
* Meu relacionamento está caminhando bem, apesar de alguns contratempos; coisas de casal. E hoje temos o nosso bebêzinho;
* Meus problemas e dificuldades hoje possuem solução e rapidamente consigo resolvê-los;
* Hoje tenho Paz, Segurança e Harmonia em minha vida. Não tenho mais depressão e angústia;
         Entrego meus caminhos, minha vida, minha felicidade a Ele e sou orientado, guiado e ajudado por Ele. Ouço os Seus Ensinamentos, aprendo e coloco-os em prática em minha vida. Reestabeleci minha comunhão com o Meu Pai Celestial e Recebo os Seus Cuidados, Amor e Proteção. Hoje, se alguém me perguntar se eu gostaria de voltar a trás e viver como antigamente eu diria:  
Nem por todo o dinheiro do Mundo!
                                                                                   Amém ?!
Simplificando! 
* Não podemos e não devemos nos vangloriar por sermos bons em alguma coisa. Devemos ter humildade e saber que se somos capacitados em algo, é porque tivemos ajuda com isso em algum momento e em algum lugar. Jamais somos bem sucedidos em algo apenas com nossos próprios méritos. 
* Devemos colocar Deus diante de todas as coisas de nossas vidas, sendo grato a Ele por termos sucesso em tudo aquilo o que conquistamos.
* Sempre antes de começarmos o nosso dia, ou algo importante que precisamos fazer, entregar a Ele a nossa necessidade e pedir que nos ajude a sermos bem sucedidos.
* Entregar nossas vidas, nossos caminhos, nossa felicidade a Deus; pois Ele sabe o que é o melhor para nós e qual o melhor caminho para que nossos objetivos se tornem realidade.
* Confiar Nele, contar com Ele, ouvir e praticar os Seus ensinamentos e orientações para nós. Considerar a Deus como o nosso Pai Celestial e nosso melhor Amigo. Sempre respeitando e amando o nosso próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário