terça-feira, 1 de maio de 2012

A Palavra do Mês.

Deus fala a Josué e anima-o.

                    Josué 1

1. Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:
2. Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
3. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.
4. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.
5. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.
6. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.
7. Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
8. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
9. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.


  Em algumas situações de nossas vidas, principalmente quando estamos passando por dificuldades e sofrimento, nos perguntamos a cerca das coisas. E nos perguntamos porque passamos por tudo isso? Porque a vida é assim? Porque a vida é assado? Porque tantos problemas, conflitos, violência, doenças, crises, etc? 
       Eu mesmo tenho avaliado as coisas nos últimos tempos e tenho percebido que atualmente, quando vemos os noticiários e jornais, encontramos somente notícias ruins, catástrofes, tragédias, etc. Você já percebeu que as notícias boas estão ficando cada vez mais escassas? Já parou para avaliar que a vida está ficando cada vez mais complicada, difícil e sofrida? Que temos presentes em nossas vidas cada vez mais dificuldades e problemas; e cada vez menos soluções para eles?! Administrar nossas vidas, nossos relacionamentos, nossos empregos ou empresas, nossos filhos, nosso trânsito, nossas casas, etc, está cada dia mais difícil. Você, assim como eu, já conseguiu notar isso?
        Certa vez eu vi em uma reportagem que comentava a respeito das coisas que têm acontecido aqui em nosso planeta, e que falava principalmente a respeito do efeito estufa. Que dizia assim:
Se pegarmos um sapo e colocar-mos dentro de uma panela quente, esse sapo sentirá o calor e pulará imediatamente para se livrar daquele calor e da morte certa. Porém, se pegarmos esse mesmo sapo, colocá-lo em uma panela fria e aquecermos a panela pouco a pouco, ele nem mesmo perceberá o que está acontecendo; até que seja tarde demais para ele escapar.
      Já parou para notar, que com nossas atitudes e com tudo aquilo o que estamos realizando e criando para nós, estamos nos colocando na mesma situação do sapo do segundo exemplo? 
        A milhares e milhares de anos nos esquecemos de Deus, de Suas Leis, Palavras e Ensinamentos. Nos esquecemos de Suas Promessas, de observar os Seus Caminhos, as Suas Orientações e de fazermos conforme a Sua Vontade. Estamos caminhando conforme a nossa vontade, os nossos princípios e segundo aquilo o que achamos ser o melhor; sem nos preocuparmos se a direção que estamos seguindo está certa, se é o melhor para nós, e se é conforme os caminhos, os planos e a vontade de Deus para nós.
      Existe uma palavra em Salmos 37.5 que diz assim: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará." Será que nos esquecemos dessa palavra ou será que não confiamos mais Nele? Será que não queremos ou não precisamos mais da Sua ajuda? Ou será que aquilo o que acreditamos verdadeiramente é que Deus, mesmo sendo Amor e sempre visando e fazendo o melhor a favor de todos, não será capaz de nos guiar pelo caminho que nos leva aos verdes pastos, às águas tranquilas, ao refrigério de nossas almas?  
      Deus tem para cada um de nós um caminho de milagres, de bençãos, de vitórias. Uma terra prometida, que deseja entregar a nós! Porém, precisamos entregar nossos caminhos, nossas vidas, nosso ser a Ele; para que nos guie a este lugar de bençãos e faça em nós as transformações necessárias. Para que quando estivermos lá, saibamos que estamos em nosso lugar de direito e merecimento, e que possamos permanecer lá para todo o sempre. 
      Precisamos despertar e enxergar! Pois não confiando mais a Deus os nossos caminhos, a nossa vida, o nosso ser, e caminhando conforme o que achamos ser o melhor para nós, estamos fazendo conforme o sapo do segundo exemplo. E chegará a hora que, sem nem mesmo percebermos, a panela estará tão quente que será muito difícil pular fora dela. 
                                                                                      Amém ?!
Simplificando! 
* Precisamos parar de acreditar que sozinhos conseguiremos ter sucesso em nossas vidas. Que não precisamos de mais ninguém, que não precisamos de Deus e que não precisamos de Suas Orientações e Ensinamentos. 
* Precisamos colocar de lado o nosso orgulho e entregar nossos caminhos, a nossa vida, os nossos sonhos e necessidades a quem verdadeiramente sabe quais são os caminhos certos a serem seguidos.
* Entregar o nosso ser a Deus, pedindo que Ele tire de nós tudo aquilo o que nos faz sofrer e coloque em seu lugar as coisas que nos faz felizes.